Many Worlds, Many Languages

8 de setembro de 2015

Roda do Ano em honra à Gaia

Criei outro modelo de roda do ano, baseada na Deusa Gaia. Mesmo os sabbats sendo ritos solares basicamente focados no ciclo anual do Deus, é possível adaptá-los com o foco nos mitos e divindades femininas.


Gaia Altarpiece - Elsie Russel. 1992.
Samhain - Gaia a Senhora das Profecias
Você pode trabalhar a questão oracular, os sonhos proféticos e as jornadas ao submundo. Gaia é chamada pelos gregos antigos de "A Primeira Profetisa", ela foi a primeira divindade a reger o Oráculo de Delfos antes de suas filhas e neto e sempre teve ligação com o submundo (Erebo e Tártaro são seus irmãos e consortes).

Yule - Gaia a Mãe-Avó Protetora
Gaia protegeu, cuidou e treinou Zeus junto de sua mãe desde seu nascimento até que ele tivesse poder pra enfrentar seu pai.

Imbolc - Gaia a Senhora da Purificação
Após Apolo matar uma das filhas de Gaia, a Píton, a Deusa o amaldiçoa e ele se vê mergulhado em miasma (poluição espiritual para os gregos) Ela o orienta a fazer uma peregrinação onde se purificaria começando no local da morte da Píton e terminando em Delfos. Quando Ele chega lá Ela o presenteia com o poder sobre os oráculos.

Ostara - Gaia a Senhora da Vida
Quando Perséfone é atraída pro local onde seria "raptada" por Hades, o que chama a atenção dela até lá é uma flor de narciso que Gaia faz nascer ali no local. Ela pode ser honrada como a Senhora da Vida e que ajudou a fazer acontecer um dos mitos de amor da Grécia mais bonitos até hoje.

Beltane - Gaia a Senhora da Fertilidade
Gaia. Thalia Took.
Nas Dionisíacas Rurais (festas de êxtase e com alto teor sexual) Gaia era uma das divindades honradas junto de Dioniso e Pan. O fogo que também é uma das representações de Dioniso, é dito ser alimentado pela terra (Gaia).

Litha - Gaia a Rainha dos Deuses
É de conhecimento geral que quem manda na porra toda é Ela. Em todas as guerras, destruições do mundo e etc, quem ajudava, articulava e salvava a pele da galera quando a coisa ficava feia era Gaia. Nem Zeus consegue deter o poder Dela e a reconhece como a Mater Panton (Mãe de Tudo).

Lammas - Gaia a Senhora das Colheitas
É a Deusa da Terra, a Mãe Natureza e foi super cultuada junto dos templos de Deméter, Hera e Rhea-Cibele também com esse aspecto. Aqui nem preciso falar muito que é meio óbvio rs.

Mabon - Gaia a Deusa da Destruição e da Família
"Porque você não jogou esse aspecto no Samhain?"
Porque no Mabon é quando morrem nossos sentimentos velhos, nossa perspectiva se volta pra dentro e passamos por grande fase de reflexão. Um dos grandes temas do Mabon é a reflexão e voltar-se pra família, preparando-se pro Samhain e tal. Gaia é a Mãe de todos os Deuses e homens (Megale Meter - A Grande Deusa-Mãe) e nesse momento você pode refletir através de todos os mitos em que Ela presencia seus filhos se matando, lugares sagrados a Ela sendo destruídos, pessoas matando seus filhos (nos mitos e na vida real), o que é ver esses acontecimentos através dos olhos Dela, a Mãe de tudo o que nos rodeia inclusive nós mesmos.


(Fonte: Deviantart)


Divirta-se.
E que Gaia abençoe nossas vidas
Álex Hylaios

Nenhum comentário:

Postar um comentário