Many Worlds, Many Languages

3 de setembro de 2015

Roda do ano ao Deus Pan


Elaborei essa estrutura adaptada da roda do ano wiccana (os sabbats), com foco no Deus Pan. Espero que ajude àqueles que procuram um contato mais íntimo e poderoso com o Senhor de Chifres. 
Khaire Pan! 


Samhain - 31/10 (HN)¹ 30/04 (HS)²
Tema: A colheita do Bode
A ideia é lançar um olhar sobre mito romano da "morte" de Pan. Meditar sobre o distanciamento das características do Deus Cornudo do mundo e das sociedades, como metáfora que fala sobre o distanciamento das pessoas da natureza e do lado selvagem, exterior e interior a si. Como esse horrendo ato de automutilação à alma pode te levar a morte. 

Yule - 20-25/12 (HN) 20-25/06 (HS)
Tema: "O Grande Deus Pan está vivo!"
Vivenciar o "retorno" do Deus Pan ao mundo. Na época do renascimento, com o resgate da cultura da Grécia antiga, vários Deuses gregos voltaram ao dia a dia da sociedade moderna. Pan foi um dos que mais se fez presente na poesia, teatro, arte, esculturas, entre outros. Ainda hoje, podemos sentir a cada dia mais, o retorno da presença, magia e poder de Pan no nosso mundo. 

Imbolc - 02/02 (HN) 01/08 (HS)
Tema: Celebrando a renovação da Vida.
Conta o mito que após a guerra dos Titãs, a região da Arcádia estava totalmente destruída. Pan restaurou as florestas e prados com sua magia, e ao anoitecer, vestiu uma pele de carneiro e dançou e tocou sua flauta a luz da Lua para celebrar. Nesse momento a Deusa Titânide Selene se apaixonou por Ele e desceu à Terra para se deitar com Pan.

Ostara - 20-25/03 (HN) 20-25/09 (HS)
Tema: A Fertilidade permeia Tudo: Pan e Afrodite
Num dos mitos que Pan partilha com a Deusa Afrodite, ambos são protetores das abelhas e possuem o mel como seu símbolo sagrado. Esse festival pode ser feito com a intenção de celebrar as dádivas do mel e da renovação gradativa da natureza que tanto deve ao trabalho das abelhas a manutenção e renovação de seus ciclos anuais.

Beltaine - 30/04 (HN) 31/10 (HS)
Tema: Hieros Gamos - O Casamento com a Terra
A energia sexual de Pan é uma de suas características mais marcantes. Ele se deita com várias Deusas, e em alguns mitos, é filho e consorte da própria Mãe-Terra, Gaia, a primeira Mãe de Tudo, segundo a visão helênica.

Litha - 20-25/06 (HN) 20-25/12 (HS)
Tema: Pan, O Deus das Fadas

É consenso entre os devotos de Pan o quanto sua energia está conectada com os povos feéricos. Em vários de seus aparecimentos ao longo da idade moderna, Ele e seus sátiros aparecem nas noites de verão de Shakespeare, nos bosques encantados de Lorde Byron, no emocionante livro de Arthur Machen "O Grande Deus Pan", ou nas ilustrações de imenso poder de Brian Froud. O mundo feérico também é governado por um Senhor de Chifres tão selvagem e antigo quanto o Povo Pequeno.


Lammas - 01/08 (HN) 02/02 (HS)
Tema: Os jogos de Pan
Conta o mito que Pan questionou um mensageiro, Fidípides, que corria rumo a batalha dos atenienses contra os Persas, por que os atenienses não lhe prestavam mais culto se já o haviam feito no passado. Pan então fala do quanto tem bons olhos em relação a cidade de Atenas e oferece ajuda caso voltem a cultuá-lo. Os atenienses concordam e fazem sacrifícios e libações à Pan. Após vencerem os persas, eles clamam em louvor o nome de Pan, constroem um templo à Pan sob a acrópole, e ofertam anualmente, uma corrida de tochas e sacrifícios em honra ao Deus. 

Mabon - 20-25/09 (HN) 20-25/03 (HS)
Tema: O Cuidar como expressão do Amor

Pan é também uma divindade ligada ao Amor. Ele é uma expressão primordial e selvagem dessa energia. Pan nos mostra o quê e onde podemos dar verdadeira atenção e amor em nós mesmos, e no mundo. Você embeleza o mundo ao seu redor a cada passo dado? Você espalha a alegria da Vida a cada sorriso provocado? Você inspira a magia em si e nos outros a cada ato consumado? Pan lhe guiará e será guiado por você nessa jornada de auto-reflexão; assim como quando Psyquê tentou o suicídio e as palavras de Pan lançaram sobre Ela reflexões que a fizeram enxergar em si uma força interior adormecida, Ele o guiará por uma estrada parecida.



Que a Presença, o Poder e a Magia de Pan floresçam no mundo. 
Hoje e sempre! 

Eirene Theoi! 
Álex Hylaios

¹ Hemisfério Norte (data original da celebração)
² Hemisfério Sul (data adaptada ao calendário local) 

  


  

Um comentário: