Many Worlds, Many Languages

18 de novembro de 2014

Sobre o Deus Pan

Achei esse texto num arquivo antigo aqui no computador, data de 2011.
Estava meio incompleto e a inspiração de terminá-lo veio agora.
Io Pan!
 _________

O Grande Deus Pan (fonte desconhecida)


 Pan é o Senhor da Sexualidade.Toda expressão sexual, todas as formas de sexo, o pênis do homem, a vagina da mulher, o androceu e o gineceu das plantas, os órgãos sexuais dos animais, as comunicações das células do nosso corpo reagindo ao toque excitante de um amante; tudo isso ligados a Pan. Ele rege a sexualidade de tudo.

 Pan é o Senhor da Fertilidade. A vida e seu fluxo estão diretamente ligados a energia Dele. Ele é o senhor da Roda do Ano, tendo em seus mitos a representação de todas as quatro estações. A terra fertilizada após uma chuva e a chuva são expressões do poder d'Ele. Ele é o ciclo polinizador dos insetos, Ele é o movimento do corpo da mulher que prepara seu útero menstruação pós menstruação para receber a vida, Ele é a semente da vida presente no esperma do homem.

 Pan é o Senhor do Êxtase. Juntamente com Dioniso, Pan é o Senhor do êxtase sagrado, da catarse do corpo e do espírito. Os estados xamânicos de consciência são suas formas de espiritualidade. As danças que conduzem ao êxtase e a estados alterados de consciência também são formas de expressão de seu poder.

 Pan é o Senhor da Natureza. Os filósofos alexandrinos por volta do século III/II a.C. usaram a imagem do Deus Pan para descrever o conceito que originaria o Panteísmo ("Pan" em grego significa Tudo, e "teísmo" vem da palavra grega Theos, que significa Deus) ou seja o conceito de que Deus está em tudo, dentro e fora de nós. Eles descrevem que os chifres de Pan representam a ligação com o mundo superior e os raios de sol que fertilizam a terra; os cabelos grandes e emaranhados representam as árvores e a grama que cobre o mundo; as costas manchadas de pintas representam as constelações e planetas do cosmo; o corpo meio homem representa nós mesmo, os humanos e a realidade como conhecemos; o corpo meio bode representa o mundo animais, todos os animais, e a parte "animalesca" que nós humanos possuímos, representa os mistérios e o desconhecido; os cascos de bode representam toda a terra física; e sua flauta representa o sagrado e o divino que está contido em todas as coisas.

 Pan é o Senhor da Música e da Dança. Todas as expressões musicais estão ligadas a Pan. Existem partes frequentes nos mitos de Pan que referem-se a ele como o "Dançarino Selvagem", referindo-se aos mitos em que Pan participa do cortejo de ninfas e sátiros de Dioniso e quando acompanha o cortejo da Deusa Rhea-Cibele.

 Pan é o Senhor da Vida. Pan é o próprio pulsar de vida que existe em todas as coisas. É o Rei Carvalho no ápice de seu poder no Verão. É o Sol derramando suas bençãos de calor e fertilidade sobre a terra. É a sexualidade aflorando nos jovens e o impulso criador que move tudo. É o poder de Litha emanando sua energia na Roda do Ano. É a alegria da vida e de viver, a sensação de aconchego e plenitude ao ler um bom poema, dizer um sincero "eu te amo" ou aventurar-se por novos caminhos. 

Pan é o Senhor da Morte. Por conhecer os mistérios da vida, Pan também governa sobre os mistérios da morte. É o Rei Azevinho no ápice de seu poder trazendo a intensa presença do Inverno. Em sua face mais terrível, Pan traz o pânico, o medo, aquela sensação de terror e desespero onde confrontamos as verdades que não desejamos saber. Era dito na Grécia Antiga que, quando você caminhava pelos bosques, lugares remotos, ermos longínquos e sentia-se aquela sensação de calafrio, medo e de que algo o observava, diziam que era o Deus Pan que estava por perto, te observando.

 Pan é Tudo. E Tudo é Pan.

 Khaire Pan!

Álex Hylaios

 

3 comentários:

  1. Lindo texto. Tive a honra neste Yule de descobrir que tenho por pai divino este grandioso deus. E pesquisando sobre ele, encontrei este texto. Parabéns, foi muito útil e esclarecedor sua pastagem. Abençoado seja!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! Claro, limpo e esclarecedor! Gratidão por compartilhar este conhecimento!

    ResponderExcluir
  3. olá lindo texto sobre esse semi deus eu procuro uma informação mais aprofundada sobre Pan tipo: qual sua pedra consagrada? qual seu dia para culto? e onde posso encontrar oração a esse semi deus?
    obrigado gratidão.

    ResponderExcluir