Many Worlds, Many Languages

18 de maio de 2014

Devoção e Sacerdócio: Diferenças ao lidar com os Deuses

Khairete!

O que é ser um devoto de determinada divindade nos dias de hoje?
E o que é ser um sacerdote ou sacerdotisa?

Muitos pagãos nos dias de hoje confundem ambas as coisas. Independente das nomenclaturas usadas, podem existir grupos e/ou pessoas que discordem da forma que abordarei os conceitos aqui. Ninguém está errado. Usemos da lógica polivalente kemética e sejamos todos mais felizes assim.
Vamos lá:

Na etimologia do termo o que é ser um devoto?
Segundo o Dicionário Etimológico Online (Online Etymology Dictionary) "devoção" é um termo que significa: dedicar-se por um voto - no sentido de juramento - , sacrificar-se por algo - aqui no sentido de doar-se a algo maior que você -, ato de consagrar por um voto; também lealdade, fidelidade e aliança são sinônimos desse termo.

Portanto devoção se aproximava mais da noção de sacerdócio que possuímos hoje. Prestar um voto afinal, é uma característica comum a todo sacerdócio independente da religião.
Porém, nos dias atuais, tratamos a devoção como uma forma de dedicação mais íntima a alguma divindade. Pode ser uma divindade que você vai passar 1 ano cultuando, 7 anos ou a vida toda. É como estar no período de viver a amizade íntima com os Deuses, você é um devoto deles.

Eu sou devoto de Hécate, Wesir (Osíris), Freyr, Exú, Gaia, Nebt-het (Néftis), Yinepu (Anúbis), Tiamat, Dioniso e outros. Não significa que eu responda como sacerdote de algum deles. Significa que eu expresso meu amor à eles na forma de devoção. Procuro esclarecer mal entendidos sobre eles, me esforço pra que pessoas que perguntam sobre eles a mim possam ter acesso a boas informações sobre e a pessoas que eu conheço, e que são sacerdotisas e sacerdotes desses Deuses para melhor auxiliarem quem busca sobre. Mas não significa que eu tenha um voto sacerdotal com alguma dessas divindades (em maior grau, como é o processo que eu estou seguindo para Afrodite e Pan).

E o que é a/o sacerdotisa/sacerdote de determinada divindade?
Novamente no Dicionário Etimológico Online, sacerdócio é: ser pertencente a coisas sagradas, divinas, sobrehumanas. Fazer parte da classe sacerdotal.

Desse modo, quando você se torna SACERDOTE (consagrado a) de alguma divindade, você está se tornando pertencente àquela divindade. Você e ela tornam-se um em questão de relação de intimidade e contato. É quando você se casa com determinada Deusa e/ou Deus ou panteão. Quando torna-se pleno totalmente para manifestar o culto e a energia daquela divindade na terra. E como tudo é recíproco no Universo. Uma dádiva requer outra dádiva. A divindade corresponde te tornando um avatar desta, te tornando um canal da energia dela na terra, dos seus desígnios e funções. Você se torna a vontade viva da divindade nesse plano e ganha o poder pra tal função. (é só mais trabalho gente, nada de ostentação ou títulos de luxo)

"MAS NA WICCA VOCÊ NÃO SE TORNA A VOZ DE TODOS OS DEUSES NA TERRA QUANDO SE INICIA??!"

Sim. Mas se lembra que eu citei que se tornar sacerdote de uma divindade específica e fazer um voto de maior grau? Um voto que vale sobre todos os outros? Não que os outros deixem de valer, mas esse último voto, se feito, passa a ser um divisor de águas na vida do sacerdote. Ele estará sempre com suas vidas nas mãos de determinada divindade e completa e absolutamente submetido aos mitos, vontades, requisições, inspirações e energias daquela divindade.

Quando nos iniciamos na Wicca, os votos são para a Deusa (a essência primordial feminina e criadora do universo, sem faces, nomes ou conceitos) e para o Deus - em algumas tradições não - (a essência primordial masculina e co-criadora do universo, sem faces, nomes ou conceitos). O voto não é feito a alguma divindade específica, até porque o processo pra se tornar um sacerdote de uma divindade tal é tão complexo (ou mais, na minha opinião) quanto o processo de se tornar um sacerdote. E é uma iniciação, lembra? É o início da sua caminhada. Não o fim. Não tem fim ^^

Essa é a diferença básica entre um devoto e um consagrado (sacerdote) de alguma divindade específica.
Consagrado é o nome que utilizamos na TCS para denominar aquele sacerdote que cumpriu o Caminho do Consagrado e se consagrou (né? rs) àquela divindade. Quando você está seguindo esse caminho, você é chamado de Devoto.

Eu sou um devoto de Afrodite e Pan. E espero poder partilhar mais sobre esse caminho com vocês e ajudar como for possível.

Que Afrodite torne minhas palavras sagradas para ensinar.
E que Pan sempre abra meu coração para aprender.

Eirene theoi!

Álex Hylaios

Nenhum comentário:

Postar um comentário