Many Worlds, Many Languages

18 de maio de 2014

Contato com os Deuses Pagãos


Khairete! 
(Saúdo a todos!) 


Hoje vou falar sobre um tema que muitas pessoas, principalmente os novatos, volta e meia perguntam:

  • Como posso entrar em contato com os Deuses?
  • Como posso honrar os Deuses? 
  • Como posso fazer oferendas aos Deuses? 
O que você faz quando conhece aquela pessoa super legal, que sua energia e a dela batem de uma forma indescritível e você deseja cada vez mais se tornar amigo dessa pessoa? 
R: Vocês se conhecem melhor e se aproximam. Gostos compatíveis, formas de enxergar e vivenciar o mundo parecidas, preferências por isso ou aquilo vão aparecendo e vocês percebem cada vez mais terem coisas em comum. Daí desenvolve-se uma amizade e/ou algo mais. 
Assim é a relação com os Deuses pagãos. Uma relação de amizade e amor.  Uma relação sincera, real e pautada no respeito, fé e reciprocidade.   

Claro que a intimidade também faz parte e assim como você brinca com seus melhores amigos, você também poderá encontrar sacerdotisas/sacerdotes que zoam dos seus Deuses de culto, xingam quando estão com raiva, falam merda pra/sobre Eles e por aí vai. Acho essa coisa da intimidade uma das mais sagradas, engraçadas e saudáveis formas de culto nos dias atuais. Temos uma imagem de um deus - cristão - distante, fechado, impositivo, sério, mal-humorado e punidor; imagem esta que está profundamente longe do que são os Deuses pagãos e na forma que nos relacionamos com Eles. Geralmente quando entramos em contato com os Deuses pagãos, principalmente no começo, achamos que se não fizermos oferendas sempre Eles vão se zangar, vão nos ignorar ou nem irão nos dar atenção. Bobeira! Se existem Deuses super sociáveis, estes são os Deuses Antigos. Inclusive os do submundo para com os seus. Quem não quer ter amigos novos e quiçá um(a) futur@ namorad@/marido/esposa?! É assim que os Deuses pagãos nos veem. Porque veja, quando você faz um voto de dar sua vida para determinada divindade, casal sagrado ou panteão, basicamente é o que você faz: se casa com aquela(s) divindade(s). Sua vida inteira será pautada nessa relação e não é um matrimônio que possibilite divórcio. Por isso pense bem antes de fazer votos de SACERDÓCIO a alguma divindade. Não tem volta. Assim como também não tem volta para os votos iniciáticos.  

Sabendo disso, vamos a próxima questão. Como honrar os Deuses? Primordialmente é: Lembrando Deles! 

Qual a melhor forma de chamar a atenção de alguém que você está interessado? Seduzindo a pessoa, com seu carisma, com seu sex appeal, com presentes e por aí vai. Seduza a/o/os Deusa/Deus/Deuses que você quer entrar em contato. Leia sobre os mitos da divindade, monte um altar para eles, faça oferendas de coisas que essa divindade gosta, medite com a divindade, crie saudações diárias aos deuses, oferte músicas que você curte, leia um livro e bata um papo com a divindade sobre o assunto, ouça músicas e sinta a vibe dessa determinada divindade nela. Existe uma miríade de formas para se explorar aí e de pouco a pouco, sua forma de seduzir os Deuses se aprimora. A prática não leva a perfeição? Então, aqui não é diferente. 

E agora, sobre as oferendas. 
"MAS COMO EU VOU SABER SE OS DEUSES GOSTAM DISSO, DAQUILO, DAQUILO OUTRO?!" 

Lendo os mitos da(s) divindade(s). Lendo sobre a cultura a qual aquele panteão faz parte. Pesquisando.
Por exemplo: 
- Os Deuses gregos odeiam qualquer coisa que corrompa o livre arbítrio de outra pessoa. Portanto, você não vai roubar dinheiro pra fazer uma oferendas pra eles. Você não vai pular no quintal do vizinho e roubar frutas/verduras/legumes e ofertar para eles. Você não vai sacanear os sentimentos de alguém só pra transar com essa pessoa e ofertar isso a Afrodite. Você não vai sair transando com 15, 30, 50 pessoas e se sentir o grande fodedor do universo e oferecer isso a Pan, sem se preocupar com a sua saúde, com a saúde das pessoas que estavam envolvidas, com a forma que rolou esse sexo. Foi consensual? Acredite, já vi pagãos dizerem que Pan é um Deus que concorda com ESTUPRO. Velho, simplesmente não faziam ideia do que estavam falando. Nunca corrompa Deuses do sexo com as feridas do patriarcado de hoje. Eles vão te amaldiçoar com certeza. Entender o que é um desequilíbrio e que tais desequilíbrio não fazem parte da natureza da divindade, mas sim do seu processo de aprendizado com elas, é uma grande mudança de paradigma, pra melhor, no meu ponto de vista.  
*Voltando ao assunto*
Os deuses gregos amam praticamente tudo aquilo que seus devotos conseguem com seu próprio esforço, independente do que for. Se feito com amor (Eros) aos Deuses, está bom pra eles. 

- Os Deuses egípcios odiavam e ainda odeiam oferendas de sangue. Não é costume você encontrar algo sobre sacrifícios com sangue tanto de animais e tão pouco de humanos para os keméticos. Sangue era algo que atraia a atenção do Unseen World (do Mundo Invisível) e portanto, eles não eram muito ligados a isso. Não para oferendas e contato com os Deuses. Egípcios adoram chocolate e coca cola! Por raios que eu não faço questão de saber o motivo. *rs*

Pesquisar e ler sobre a divindade já é uma oferenda do seu tempo e do seu interesse. 
Se abra para a divindade. Medite. Pergunte o que a/o Deusa/Deus gosta. 
Eu por exemplo, sempre soube que a tartaruga era um animal sagrado à Pan (cultuo Ele conscientemente a mais de 6 anos). Mas só fui encontrar referência a isso nas fontes antigas esse ano. O mesmo aconteceu com o mel, as abelhas e Afrodite. Eu já sabia que pertenciam a Ela (e a Pan também!), mas só depois de muita pesquisa que fui descobrir que realmente existiu e existe ainda essa prática em honra a Deusa. 

O processo de desenvolver um contato e posteriormente uma relação com os Deuses é algo único e individual. Um grupo pode te passar as ideias que ele pratica, amigos pagãos podem dar dicas, mas só você e somente você pode colocar isso em prática. E aí que está a magia da nossa religião. Não precisamos de pastores intermediando nossos ritos pessoais aos Deuses, nosso contato diário, nossa devoção e nossa fé. Se é com Amor, é Real. Portanto, é válido. 

Espero ter ajudado alguém e daqui um tempo, mais texto sobre o tema! 

Eirene theoi! 
(Que a paz dos Deuses esteja com você) 

Álex Hylaios 

Um comentário:

  1. Gostei!!!! Estou pesquisando sobre! Não sei, mas acredito q toda vez q estou fazendo alguma coisa artesanal e ofereço aquilo a Deusa Isís ela gosta muito, sempre lembro dela nessas horas!

    ResponderExcluir